sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Pastor Silas Malafaia critica Edir Macedo e a Igreja Universal

“O que adianta expulsar nos cultos o diabo e ele reinar na emissora de vocês…”

Num discurso de nove minutos, improvisado, o pastor pentecostal Silas Malafaia, da Assembleia de Deus, atacou pesadamente a Igreja Universal do Reino de Deus por causa da chamada “guerra das TVs”.

Dizendo-se imbuído (por Deus) da missão de defender o povo evangélico da guerra de duas emissoras, Malafaia comparou a Record com um império do mal. A Globo foi poupada. O discurso aparece em um vídeo gravado no final de 2007 que voltou a circular na internet (assista no final desta matéria).

“Deus me levantou para falar”, começou. “Como é que uma igreja investe milhões numa TV só pra ganhar audiência? Todo tipo de imoralidade numa TV bancada com dinheiro de oferta e de dízimo?”
Malafaia, que é famoso por sua oratória no meio evangélico, mandou ainda um recado pessoal para Edir Macedo.

“Vou te dizer… Lúcifer, Satanás… Eles caíram por três motivos, irmão: soberba, multiplicação do seu comércio e poder. Estou vendo a história se repetir com vocês.”

O evangélico também cobrou da Universal menos empenho em ganhar dinheiro e mais “em pregar a palavra” de Deus. “Vocês estão perdendo o foco (como igreja)”, criticou.

“Estou dando alerta como um profeta de Deus. A comunidade evangélica não vai ser jogada numa guerra porque alguém que tem um problema emocional não resolvido, de ódio, porque foi perseguido lá atrás… e agora, a todo custo, quer quebrar o concorrente, quer fazer uma guerra.”

“Nós, evangélicos, não temos nada a ver com isso (…) O dinheiro da igreja a serviço do diabo e do pecado numa guerra ilógica.”

Ao final, Malafaia se desculpou: “Não me levem a mal, vos amo, é por isso que estou dando este alerta.”

Missionário, conferencista Malafaia surge com frequência dentro do horário de outras igrejas, como a do Mundial do Poder de Deus, na Rede TV e canal 21. Ele tem programa na Band, é escritor, poeta e compositor.

A Igreja Universal foi procurada pela coluna para se manifestar sobre o vídeo. Até o momento não houve resposta. Se houver, será incluída neste texto.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Em que cremos - Igreja Universal

A Igreja Universal do Reino de Deus expressa sua fé, tendo como base de sua pregação as seguintes afirmações:

1 – Há um só Deus, Vivo, Verdadeiro e Eterno, de infinito poder e sabedoria. O Criador e Conservador de todas as coisas visíveis e invisíveis, que, na unidade de Sua divindade, majestade, poder e mistério, subsiste em três Pessoas distintas, de existência eterna, iguais em santidade, poder e majestade. A saber: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

2 – O Deus-Pai foi o primeiro a Se manifestar ao homem, desde Adão até o nascimento do Senhor Jesus Cristo, para lhe trazer a Lei e os Mandamentos.

3 – O Filho, o Senhor Jesus Cristo, que foi o segundo a Se manifestar ao homem, quando veio ao mundo em forma humana, nasceu do ventre da virgem Maria, por obra e graça do Espírito Santo. Ele, que é a Palavra encarnada do Pai, tomou a natureza humana, reunindo assim duas naturezas inteiras e perfeitas – a Divina e a humana – para ser conhecido como verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Sofreu, foi crucificado, morto e sepultado, reconciliado-nos, assim, como Pai, fazendo a expiação pelos nossos pecados e nos garantindo a salvação e a libertação de todos os nossos sofrimentos.

4 – A manifestação da terceira Pessoa da Santíssima Trindade, o Espírito Santo, é feita no coração humano, para convencê-lo do pecado, da justiça e do juízo. Quando cometemos algum pecado, Ele logo mostra, através da nossa consciência, que pecamos, permitindo nosso arrependimento.

5 – A Bíblia, que é a Palavra de Deus, foi escrita por homens divinamente inspirados. Ela é o padrão infalível pelo qual a conduta humana e as opiniões devem ser julgadas: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” (2 Timótio 3.16,17).

6 – A justificação do homem somente se realiza pela fé no Senhor Jesus Cristo, como está escrito: “Todavia, o meu justo viverá pela fé, e, se retroceder, nele não se compraz a minha alma.” (Hebreus 10.38). Significa que as obras assistenciais, embora sejam muito importantes dentro do cristianismo, jamais poderão conduzir o homem à salvação.

7 – O batismo com o Espírito Santo é um ato da graça de Deus. É uma experiência que se adquire pela fé apropriadora da parte daquele que deseja purificação e santidade em sua vida. Esse batismo é realizado pessoalmente pelo Senhor Jesus e tem como real evidência a transformação do caráter de Deus, além da fala em línguas estranhas.

8 – O batismo nas águas é realizado por imersão, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, não como meio exclusivo de salvação, mas como parte dela. É um ato público de profissão de fé, com vistas ao sepultamento do corpo do pecado ou da natureza pecaminosa, para se viver em novidade de vida. Após o batismo nas águas, tem de acontecer uma mudança de vida, ou seja, jamais podem ser mantidos os hábitos errados que existiam antes, tais como vícios, gênio ruim, egoísmo, etc.

9 – Todos os nove dons do Espírito Santo também nos são acessíveis nos dias atuais, como partes integrantes da obra expiatória do Senhor Jesus Cristo. Com respeito ao dom de profecia, temos visto o grande engano que o diabo e seus demônios têm espalhado entre os cristãos sinceros e desavisados. Muitas pessoas têm perdido até a salvação por terem sido iludidas por “profecias“ que jamais saíram da boca de Deus; casamentos têm sido feitos e desfeitos na base de “profecias”. Daí, a Igreja Universal do Reino de Deus adota o sistema de fundamentar a sua fé exclusivamente na Palavra de Deus escrita, isto é, a Bíblia Sagrada.

10 – A Santa Ceia é a cerimônia mais importante dentro do cristianismo; ela não é apenas um símbolo da participação do corpo e do sangue do Senhor, ela realmente é uma participação física de um Senhor espiritual com a finalidade de fortalecer a Igreja física e espiritualmente, relembrando a morte do Senhor até que Ele venha. Além disso, ela serve para uma renovação dos votos de aliança com Deus através do sangue do Senhor Jesus.

11 – Os dízimos e as ofertas são tão sagrados e tão santos quanto a Palavra de Deus. Os dízimos significam fidelidade, e as ofertas, o amor do servo para com o Senhor. Não se pode dissociar os dízimos e as ofertas, o amor do servo para com o Senhor Jesus, uma vez que eles significam, na verdade, o sangue daqueles que foram salvos em favor daqueles que precisam ser salvos.

12 – A Igreja visível do Senhor Jesus é a reunião de todos os cristãos fiéis, unidos uns aos outros na fé e na comunhão do Evangelho, observando os mandamentos do Senhor, governados pelo Seu Espírito, pela Sua palavra e pelo Seu nome.

13 – O Senhor Jesus Cristo concedeu autoridade espiritual aos Seus seguidores, não somente para curar os enfermos e expulsar os demônios, mas, sobretudo, para levar a Sua Palavra, com poder do Espírito Santo, a todo o mundo e fazer discípulos.

14 – Todos os cristãos têm o direito à vida abundante, conforme as Palavras do Senhor Jesus: “...eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (João 10.10)

15 - Todos os cristãos devem desejar a volta do Senhor Jesus o mais breve possível. A Sua vinda será pessoal e inesperada, significando que todos os cristãos devem sempre estar preparados para recebê-Lo nas nuvens, conforme está escrito em Mateus 24.30 e Apocalipse 1.17.

16 – O objetivo final de um relacionamento permanente com o Senhor Jesus pela fé é a vida eterna, a qual Ele prometeu a todos os que perseveram até o fim. “Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.” ( Apocalipse 21.8)

Sociedade Pestalozzi

A Sociedade Pestalozzi de São Paulo é uma entidade filantrópica que proporciona assistência aos portadores da Síndrome de Down. Antes ela atendia pessoas até 22 anos de idade, mas conseguiu ampliar seus serviços e, atualmente, oferece assistência, ou encaminha para obtenção, indivíduos de outras faixas etárias. Tudo pôde ser reestruturado depois que a Igreja Universal, entre outras instituições, passaram a mantê-la.

A organização atravessava uma fase de muitas dificuldades financeiras: os prédios estavam em estado precário, alguns sem teto; não havia piso nas salas das oficinas; faltavam professores especializados e funcionários de limpeza e manutenção, e a unidade pré-profissionalizante estava fechada, por determinação judicial.

Atualmente, possui escolas, consultórios médico e odontológico bem equipados, oficinas pedagógicas, além de cozinha e refeitório. Tudo em prédios bem conservados, corpo administrativo e amplo quadro de profissionais. O número de crianças e jovens atendidos aumentou de maneira significativa no setor escolar e no Centro de Diagnóstico e Tratamento.

A instituição, fundada em 1952, dá atendimento ambulatorial e escolaridade especial da primeira à quarta série, além de promover terapias ocupacionais, para que o portador da doença sinta-se mais integrado à comunidade. Os alunos contam ainda com psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, fisioterapeutas, musicoterapeutas e assistentes sociais.

Atividades como musicoterapia, psicoballet, hidroterapia, artesanato e arteterapia auxiliam no comportamento e no desenvolvimento físico dos jovens. Nas oficinas pré-profissionalizantes, os alunos desenvolvem habilidades, visando ao mercado de trabalho. A instituição tem oficinas de corte e costura, salão de beleza, artes plásticas, culinária, lazer, recreação, além de ensinar embalagem, colagem e etiquetagem.

O objetivo é transmitir noções dos requisitos básicos do trabalhador, como pontualidade, assiduidade, responsabilidade, qualidade e cuidado com os materiais utilizados.

Evangelização na Igreja Universal

O amor tem o poder de transformar e erguer o caído. O ódio tudo destrói, fulmina e invalida. E são muitas as pessoas que, até sem perceber, provocam o sofrimento de outros. O amor é um dom de Deus. E somente aquele que está perto dEle consegue sentir.

Um exemplo de amor ao próximo são os voluntários da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) espalhados por todo Brasil e ao redor do mundo, que dedicam suas vidas, visitando diariamente comunidades, hospitais, além de abrigos, asilos, presídios e casas de recuperação de drogados. O objetivo é levar uma palavra de fé aos que ainda não experimentaram a misericórdia do Senhor Jesus.

Sendo o amor um fruto do Espírito Santo, como todo fruto, nasce naturalmente. Se a pessoa não tem esse sentimento dentro dela é porque ainda não teve uma experiência com Deus, e, somente buscando ao Senhor, poderá mudar isso.

Em busca de levar o amor de Deus aos que ainda não O conhecem, o grupo de voluntários visita os sofridos nos asilos, prestando apoio espiritual àqueles que estão abandonados ou que não recebem a visita de um filho ou de um parente há meses ou anos.

Nos hospitais, quando é permitido, os obreiros fazem uma oração e levam palavras de fé que curam e libertam. Já nas comunidades, o trabalho é feito de porta em porta, convidando as pessoas para participar da reunião de domingo, do Encontro com Deus.

“Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber.” (Atos 20.35)

A condição para ser um voluntário é ter aceitado o Senhor Jesus como Senhor e Salvador, simbolizado pelo batismo nas águas como arrependimento dos pecados.

"Nisto conhecerão todos que sois Meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros." (João 13:35).

Fogueira Santa de Israel

O que é a Fogueira Santa de Israel

Todos os anos, na Igreja Universal do Reino de Deus, é realizada aFogueira Santa de Israel. Uma campanha em que os pedidos de pessoas do mundo todo são levados a Israel por vários bispos e pastores, para que as promessas de Deus venham se cumprir na vida delas.

É evidente que se alguém deseja conquistar algo demasiadamente grande em sua vida, tem que haver sacrifício. Ora, assim é com qualquer pessoa que, por exemplo, deseja se formar. Ela vai sacrificar várias horas de lazer e passeios para se dedicar aos estudos e, assim, atingir o seu objetivo. Quando a pessoa se revolta contra a situação de fracasso em que ela esta vivendo e está disposta a sacrificar para mudar a sua situação, então Deus é com esta pessoa para vencer todos os seus problemas.

Vemos então, na
Fogueira Santa de Israel, uma oportunidade para aqueles que estão revoltados e não aceitam ver a sua vida destruída.

Obreiro da Igreja Universal

E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o Evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades. Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor. E, então, se dirigiu a seus discípulos: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.” (Mateus 9.35-38).

Seara é o nome que se dava antigamente a um campo de cereais ou a uma grande extensão de terra cultivada. O Senhor Jesus utilizou essa ilustração para mostrar a necessidade de os trabalhadores colherem os frutos espirituais do grande campo que é o mundo.

O obreiro cristão é aquele que, uma vez tendo conhecido o Senhor Jesus Cristo, coloca-se à disposição da Igreja para trabalhar em prol da colheita espiritual. Ele ou ela trabalha na Igreja voluntariamente e, de uma forma ou de outra, se empenha em contribuir para a evangelização e conversão das pessoas ao Senhor Jesus Cristo. A esse são dados diversos cargos e funções para que desempenhe a contento a sua tarefa.

A escolha

Para que alguém venha a ser um obreiro, exige-se, primeiramente, que este tenha tido uma experiência pessoal com o Senhor Jesus Cristo através do batismo com o Espírito Santo – condição é básica e fundamental para o candidato à obra do Senhor Jesus Cristo.

Todo aquele que deseja ser um obreiro deve apontar os frutos do Espírito Santo em sua
vida e depois os dons do Espírito Santo. Os frutos são mais importantes do que os dons, até porque o mais significante para Deus é o que eu sou e não o que eu faço.

Quais são os frutos do Espírito Santo?
Amor: O amor é a característica principal daqueles que tiveram uma experiência com o Senhor Jesus, e todos os demais frutos do Espírito Santo estão alicerçados no amor. Quando a pessoa tem amor dentro do coração, ela tem Deus dentro de si, porque Deus é amor. E como amar é dar, ela então passa a viver lutando por aqueles que ainda não tiveram a mesma luz que ela recebeu ao encontrar-se com o Senhor Jesus. Quer dizer, a pessoa que aspira a ser um obreiro ou uma obreira tem que estar bem ciente de que a sua vida será para o serviço de Deus em favor dos seus semelhantes.

Alegria: A alegria como fruto de Deus em nós significa um estado permanente de graça diante do Senhor, uma satisfação constante pelo fato de ser um instrumento nas mãos do Altíssimo para ajudar os outros.

Paz: A paz é o estado de espírito em que o verdadeiro cristão mantém dentro de si mesmo em meio às tempestades que desabam sobre a sua cabeça. Quando a pessoa é batizada com o Espírito Santo, ela jamais perde a paz; e a mesma paz que ela recebe ela passa para as demais pessoas.

Longanimidade: A longanimidade é um dos frutos que mais caracterizam o verdadeiro cristão, já que ele significa paciência para suportar ofensas, afrontas e toda sorte de provações por parte dos filhos do diabo. É quase impossível uma pessoa não cristã suportar agressões sem se defender e ainda por cima ter condições espirituais para orar pelos agressores. Entretanto, quando a pessoa apresenta esse caráter longânime quando nas provocações, então é porque realmente é de Deus. E o obreiro precisa deste fruto como do ar para viver, já que na sua luta ele enfrentará todo tipo de provocações e ainda assim terá que suportar, não por obrigação, mas por amor aos semelhantes.
Benignidade: A benignidade é caracterizada pela flexibilidade de tratamento gentil e cordial para com todos os tipos de pessoas, quer sejam cristãs fracas ou não-cristãs. Uma pessoa benigna jamais demonstra intransigência com os semelhantes. Uma pessoa benigna jamais demonstra intransigência com os semelhantes, pelo contrário, há um profundo respeito por todos, independentemente da classe social, da cor, do sexo, da idade ou da religião que a pessoa professa. Se o obreiro não for benigno para com todos, como ele encontrará benignidade da parte de Deus para com ele?

Bondade: A bondade é mais uma forma de amor e em muito se assemelha à benignidade, porque é tolerante e não mede sacrifícios para ajudar e fazer valer a força do amor para com o seu semelhante. É na bondade dos obreiros que as pessoas que chegam na Igreja Universal do Reino de Deus têm visto que ela realmente é uma Igreja do Espírito Santo.

Fidelidade: É muito interessante cada particularidade da expressão do amor, porque podemos notar que cada “fruto” do Espírito Santo vai completando o anterior, como se fosse fechando uma aliança. Cada um na dependência do outro, e todos expressando somente um, que é o amor.

Não há amor sem que haja fidelidade, assim como não há fidelidade se não há amor, tendo em vista que a fidelidade faz parte do caráter leal do amor, razão pela qual a fidelidade é o amor em exercício. Ora, o obreiro que não apresenta esse caráter para com Deus, como o fará para com as pessoas a quem vai servir? Por isso ele deve ser fiel nos seus dízimos e ofertas para com o Senhor Jesus a fim de que também ele possa mostrar lealdade nos seus semelhantes em o Nome do Senhor.

Mansidão: O Senhor Jesus disse: “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.” (Mateus 5.5). A mansidão revela uma brandura de gênio e índole, que é o resultado da verdadeira humildade, humildade esta do reconhecimento e respeito do valor alheio somado à recusa de nos considerarmos melhores do que o nosso semelhante. Isto é fundamental no trabalho do obreiro, pois se ele não provar um espírito manso para com aqueles que vem possuídos por espíritos rebeldes, como se evidenciará a Obra de Deus na Igreja do Senhor Jesus? A mansidão é o exercício do amor no sentido de compreensão e admoestação àqueles que se encontram perdidos no pecado.

Há um ditado popular que diz: “Quer conhecer alguém, coloca-o na posição de autoridade.” De fato, o obreiro ou a obreira a quem Deus confere autoridade espiritual para expelir demônios e não mostra seu caráter a mansidão para lidar com as vítimas dos demônios, certamente perderá a sua unção.

Domínio próprio: O domínio próprio é de tão grande importância que o próprio Espírito Santo afirmou através de Salomão: “Melhor é o longânimo do que o herói da guerra, e o que domina o seu espírito, do que o que toma uma cidade.” (Provérbios 16.32); e “Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio.” (Provérbios 25.28). De fato, o que adianta apresentarmos uma fé inabalável, capaz de transportar montanhas se não conseguimos controlar os impulsos da nossa vontade carnal?

A graça do domínio próprio não é menos importante do que a graça dos demais frutos do Espírito santo, já que o autocontrole identifica o caráter cristão. Se o seguidor do Senhor Jesus Cristo precisa de um domínio próprio para caminhar junto ao Senhor, imagine aquele que se propõe a servi-Lo como obreiro da Sua seara.
O obreiro deve apresentar o caráter do Senhor Jesus em sua vida. Pois é através do seu testemunho de vida dentro de sua casa, no seu trabalho ou na sua casa que haverá o seu desenvolvimento dentro da sua Igreja.

Portanto, é muito mais importante examinar e fiscalizar a própria vida fora da Igreja do que dentro dela, pois é justamente lá fora que o diabo e seus demônios vão tentar tirar o brilho da sua fé e envergonhá-lo perante os incrédulos. Por essa razão os frutos do Espírito Santo devem estar sempre em destaque, a fim de que venham glorificar a Deus através do testemunho da própria vida cristã.

Além dos requisitos apresentados acima, não é demais dizer que o obreiro deve ser aquela pessoa que está sempre preocupada com o bem-estar das pessoas que freqüentam a Igreja.

Bispo Macedo

Dados Pessoais:
Nome: Edir Macedo Bezerra
Data de nascimento: 18 de fevereiro de 1945
Naturalidade: Rio das Flores - RJ
Estado Civil: Casado
Filiação: Henrique Francisco Bezerra e
Eugênia de Macedo Bezerra
Nome do cônjuge: Ester Eunice Rangel Bezerra
Data de Casamento: 18 de dezembro de 1971


Ministério Evangélico:

Fundador e primaz da Igreja Universal do Reino de Deus (Iniciado em 9 de julho de 1977)


Outros Países:

Fundador e responsável direto pela Igreja Universal do Reino de Deus em mais de 100 países da Europa, Ásia, África e Américas.


Formação Acadêmica:

- Bacharel em Teologia - Faculdade Evangélica de Teologia "Seminário Unido";
- Doutor em Teologia - Faculdade de Educação Teológica no Estado de São Paulo (FATEBOM);
- Doutor em Filosofia Cristã - Faculdade de Educação Teológica no Estado de São Paulo (FATEBOM);
- Doutor Honoris Causa em Divindade - Faculdade de Educação Teológica no Estado de São Paulo (FATEBOM);
- Mestre em Ciências Teológicas - Federación Evangélica Española de Entidades Religiosas - "F.E.E.D.E.R" (MADRID, ESPAÑA).



Títulos:

- Cidadão Benemérito do Estado do Rio de Janeiro (conferido pela Assembléia Legislativa, conforme a resolução 41/1987;
- Medalha Tiradentes (conferida pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro);
- Medalha de Vermeil (Concedido pelo Senado Francês);
- Cidadão Petropolitano (Câmara Municipal de Petrópolis - RJ);
- Cidadão Paulistano (Câmara Municipal de São Paulo).


Idiomas:

Português, inglês e espanhol


Outras Atividades Profissionais:

- Escritor evangélico com mais de 10 milhões de livros vendidos, divididos em 34 títulos, destacando-se best-sellers "Orixás, caboclos e guias" e "Nos Passos de Jesus", ambos com mais de 3 milhões de exemplares vendidos no Brasil;
- Organizador de concentrações evangélicas no Brasil e em outros países;
- 1994 (Aterro do Flamengo - RJ) - Mais de um milhão de pessoas;
- 1995 (Vale do Anhangabaú - SP) - Mais de um milhão de pessoas e arrecadação de 700 toneladas de alimentos não-perecíveis para as comunidades carentes;
- 1998 (Praça da Apoteose - RJ) - 200 mil pessoas concentradas em clamor a Deus;
- 2005 (Aterro do Flamengo - RJ) - Mais de um milhão de pessoas;
- Destaca-se, também, na liderança de concentrações evangélicas em todos os estádios do Brasil, além de eventos internacionais, concentrando grande número de pessoas de vários países em Israel.

A história da Igreja Universal

A história começou em 9 de julho de 1977, quando se abriram oficialmente as primeiras portas da Igreja Universal do Reino de Deus. Sem condições de alugar um imóvel, o então pastor Edir Macedo iniciou as suas primeiras reuniões num coreto do Jardim do Méier. Orientado pelo Espírito Santo e revestido de uma fé inabalável, as suas palavras logo deram início à Igreja que atualmente é a maior responsável pelo crescimento evangélico no mundo.

Uma antiga fábrica de móveis no número 7.702 da Avenida Suburbana foi alugada, parecendo ser o local ideal para iniciar a obra. O galpão se tornou o grande templo da Abolição, com capacidade inicial para 1.500 fiéis. Mas logo precisou ser ampliado e, atualmente, comporta 2.000 pessoas confortavelmente sentadas.

Quando o jovem Macedo alugou o galpão, algumas pessoas consideraram o gesto uma loucura, já que o aluguel do imóvel era muito caro. Essa ousadia, entretanto, contribuiu para fazer da Universal o que ela é hoje: uma Igreja que não pára de crescer.

A cada dia, bispos e pastores travam várias lutas. No entanto, na árdua trajetória, eles são motivados pelo fato de que em todo lugar há sempre alguém em busca de paz interior, precisando de orientação. O objetivo da IURD é sempre apresentar a todos a salvação através do Senhor Jesus Cristo.

Atualmente, a Igreja Universal acumula grandes multidões em todos os seus templos.